segunda-feira, 11 de março de 2013

Qual bateria utilizar?





                    Muitos vem perguntando sobre qual é a melhor bateria para alimentar o motor elétrico de 54 Lbs no caiaque ou embarcação. Esse é um assunto muito debatido e você pode encontrar opiniões diversas em vários fóruns de pesca. Mas aqui deixo a minha recomendação.

                   Existe hoje uma grande variedade de baterias e preços no mercado. Tecnicamente, a bateria ideal para motores elétricos de pesca é uma bateria de "ciclo profundo", pois estas suportam vários ciclos de carga e descarga sem perder rápido as suas propriedades acumuladoras, permitindo assim uma maior vida útil da bateria. As baterias automotivas não são aconselháveis, pois estas não são de ciclo profundo e também possuem a propriedade de "pico de amperagem em alta" de partida, ideal para dar partida em motores a combustão, que não é o nosso caso.

                      Depois de passar por algumas baterias e praticamente jogar meu Real $ fora, hoje utilizo com muita satisfação a Bateira Estacionária FREEDOM  DF2000 de 115amp. É uma bateria muito utilizada em sistema de acumuladores de energia solar onde, carrega-se durante o dia e descarrega-se no período noturno, tendo como propriedade uma bateria de alto ciclo profundo. Esse modelo custa em média R$ 500,00 e tem um rendimento de aproximadamente 3 horas direto na marcha 5, marcha pouco utilizada em pescarias, deixando sobra de carga para um dia inteiro de pesca.

                       Outra recomendação primordial é que, ao terminar o uso da bateria em uma dia de pesca ou passeio, coloque-a para carregar o mais rápido possível. Nunca deixe a bateira descarregada por vários dias pois isso diminui consideravelmente a vida útil da mesma. Lembre-se também de sempre regular o carregador para carregar a no máximo 10% / hora da carga total de sua bateria. Por exemplo, em minha bateria de 115amp, regulo o meu carregador para carregar a 11,5 amp/h, o que corresponde a 10% e assim não corro o risco de super aquecer as placas internas.

                        Fique a vontade para comentar o assunto ou tirar suas dúvidas.





Eu sou o Fúlvio Paes, responsável direto da Xtreme Caiaque.






7 comentários:

  1. Qual modelo de carregador de bateria você usa ???

    ResponderExcluir
  2. Bom dia,,,
    E parabéns!!!!!
    A melhor adaptação que já vi ...
    Gostaria de saber se o caro amigo vende o kit de adaptação p/ caiaqque brunder duplo , moro no RIO de JANEIRO e estou comprando o motor 54 lbs .
    Um abraço e bom fim de semana
    Att... Luiz santos

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde

    Também gostei muito da adaptação. Tenho um caiman 100 e acabei de comprar um motor elétrico 54 lb, com a intensão de instalar o motor na lateral do caiaque.

    Gostaria de saber se voce fornece o kit para instalação do meu caiaque.

    OBS: Moro no RJ.

    Obrigado pela Atenção

    Roberto Rocha

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde

    Também gostei muito da adaptação. Tenho um caiman 100 e acabei de comprar um motor elétrico 54 lb, com a intensão de instalar o motor na lateral do caiaque.

    Gostaria de saber se voce fornece o kit para instalação do meu caiaque.

    OBS: Moro no RJ.

    Obrigado pela Atenção

    Roberto Rocha

    ResponderExcluir
  5. algum amigo podia dizer onde acho hélice de duas pás motor 54

    ResponderExcluir
  6. Preciso urgente de uma bateria estacionária, obrigada pelas informações!!

    ResponderExcluir